Como a rede elétrica inteligente podem transformar o futuro do setor de energia
A rede elétrica inteligente está ganhando cada vez mais espaço no setor de energia. Entenda do que se trata a chamada smart grid e qual o seu impacto para o futuro.
A plataforma amp centraliza informações estratégicas para facilitar o dia a dia do autoprodutor de energia
Publicado por: Auren Energia
A Auren lançou o amp (Autoprodutor Módulo de Performance), uma ferramenta inovadora e inteligente que chega para transformar a rotina do autoprodutor de energia que atua no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também chamado de Mercado Livre de Energia.
Com uma interface digital intuitiva, a plataforma permite aos parceiros de autoprodução da companhia ter acesso a insights estratégicos em tempo real.
O lançamento do amp aconteceu durante o Energia Auren 2025, evento que reuniu, em São Paulo, clientes e parceiros de autoprodução da companhia, que puderam conhecer e testar o portal com o auxílio dos executivos do grupo.
Assista ao vídeo de lançamento do portal amp“O amp é uma ferramenta super útil, que vai ajudar todos os nossos parceiros de autoprodução com dados em tempo real. Nossa intenção é empoderá-los, para terem na palma da mão as informações que precisam para tomar decisões no dia a dia”, explicou Eduardo Diniz, diretor de Comercialização de Energia da Auren, ao apresentar a novidade.
O autoprodutor de energia precisa de indicadores rápidos e confiáveis para monitorar as operações, identificar oportunidades de melhorias e planejar seus recursos. E foi pensando nisso que a Auren desenvolveu o Autoprodutor Módulo de Performance.
A ferramenta também foi idealizada para estreitar o relacionamento com o autoprodutor de energia, garantindo mais transparência na rotina de gestão de energia. “Percebemos que manter um relacionamento próximo também envolve disponibilizar informações de forma acessível o tempo todo”, afirmou João Guillaumon, VP de Clientes e Comercialização da Auren.
O desenvolvimento do amp considerou especialmente dois públicos: quem supervisiona os resultados gerais de consumo e geração de energia e os profissionais que estão na linha de frente do dia a dia das instalações. Para trazer uma ferramenta completa e funcional, a Auren contou com a colaboração ativa de seus parceiros, potenciais clientes e times internos. “Conversamos com muitos parceiros que já temos e também potenciais clientes. É fundamental ter essa perspectiva do que eles gostariam de ver para conseguir mapear assertivamente”, ressaltou Vinicius Augusto, gerente de Digital da Auren.
O amp fornece uma análise de dados em tempo real para o autoprodutor de energia parceiro da Auren. Com essa novidade, a empresa reafirma seu papel de destaque no ramo de soluções energéticas tecnológicas.
“Com o portal do autoprodutor de energia, acreditamos que nossos clientes terão acesso aos dados de uma forma mais simples e intuitiva. Isso nos permitirá direcionar o tempo e os esforços conjuntos para desenvolver alternativas que promovam uma energia mais renovável, eficiente e com menor custo”, declarou Guillaumon.
A plataforma disponibiliza indicadores essenciais sobre contratos, geração de energia, disponibilidade das usinas e curtailment – este último tem sido um dos dados mais valorizados no setor. Além disso, o amp permite um acompanhamento detalhado mês a mês e informações granulares hora a hora – indispensáveis para detectar desvios na produção e agir prontamente na correção de problemas.
Os dados são organizados de forma clara para facilitar a visualização: gráficos dinâmicos, blocos e painéis estruturados ajudam a descomplicar as análises. Assim, o autoprodutor ganha mais controle e capacidade de ação para aprimorar os seus resultados, otimizar o uso da energia gerada e reduzir desperdícios.
Para avaliar o potencial do amp, nada melhor do que ouvir a opinião de quem realmente entende da autoprodução no Mercado Livre de energia e lida com os dados do cenário. De acordo com Gabriel Faria, engenheiro especialista em energia da Minasligas – parceira da Auren em autoprodução –, a ferramenta promete revolucionar o modo como os autoprodutores acompanham e interpretam seus indicadores.
“Ter fácil acesso a dados de geração, que antes estavam dispersos e exigiam reuniões para consulta, é um grande avanço. Com o portal, tudo está disponível em um só lugar de forma prática e rápida”, comentou Faria.
Ele afirma que participar da fase de testes do amp possibilitou a construção de algo mais alinhado às exigências reais do autoprodutor de energia.
“Participar da experiência do usuário foi muito interessante. Pudemos interagir com os botões e compartilhar as nossas opiniões sobre o funcionamento da ferramenta”, relatou.
Para Faria, a Auren é um parceiro que traz segurança e confiança em um relacionamento de longo prazo.
“É uma empresa com um portfólio muito diverso em renováveis. Ela garante energia firme, que é o que precisamos no nosso processo de geração de energia.”
As expectativas da Auren são de que o amp fortaleça ainda mais a aliança com os seus parceiros autoprodutores. A companhia espera que a novidade simplifique o dia a dia do autoprodutor de energia e contribua para mais autonomia e eficiência na gestão das instalações. “Estamos bem confiantes de que vai ajudar nossos parceiros a terem informações confiáveis e organizadas sem depender sempre do nosso time para entregar determinados relatórios”, comemora o gerente de digital da Auren.
O amp é mais um passo da Auren em direção ao futuro e a digitalização: o que antes exigia reuniões para consultas agora está disponível na palma da mão – a qualquer hora e de qualquer lugar.
A rede elétrica inteligente está ganhando cada vez mais espaço no setor de energia. Entenda do que se trata a chamada smart grid e qual o seu impacto para o futuro.
O setor de energia está cada vez mais colocando o cliente no centro das estratégias. Entenda a importância de iniciativas como Energy as a Service.